Reflexão sobre Modelos Educacionais
September 19, 2017
Olá amigos!

Sendo eu um professor, além de músico e compositor, é inevitável não pensar sobre os modelos de ensino que vivenciamos em nossas sociedades.

Sempre sublinho que a educação é a arma mais poderosa que o ser humano tem para transformar qualquer atmosfera social, então vos deixo aqui hoje uma reflexão que fiz a respeito dos Modelos Educacionais.

Durante o passar das eras, muitas áreas sofreram diversas transformações e com a educação não foi diferente. Entre 540 a 670 a.C. o pensador grego Heráclito de Éfeso deu início a Educação Dialética, que se fazia por meio de debates filosóficos sobre temas diversos, onde professores e alunos construíam juntos o conhecimento. Porém com a implantação do império romano no século IV a igreja passa a ser o novo centro de poder, trazendo consigo a Educação Escolástica. Esta nova transformação na educação se baseava no professor como o detentor do conhecimento e os alunos apenas como ouvintes, o debate e construção conjunta foram extintos.

Através deste contexto histórico é possível refletir sobre como vivemos no passado quando o assunto é educação. Apesar de vários pensadores e educadores terem proposto conceitos inovadores de educação através dos anos, nos dias de hoje ainda vivenciamos em grande maioria um modelo de educação medieval, que é a Escolástica. Diante disso, é inevitável não pensar em motivos que nos fazem viver de forma tão retrógrada, de fato o ser humano em toda sua existência não soube lidar bem com transformações e o mantimento do “status quo” é mais atraente.

Acredito que uma revolução no modelo de ensino atual seja uma necessidade para a humanidade e existem atualmente instituições pelo mundo propondo tal mudança. Na Inglaterra existem as chamadas “Studio Schools”, que diferentemente da Educação Escolástica, propõem o retorno do aluno para o centro do processo de aprendizagem, assim como Heráclito pregava. Este pode ser o início de uma nova era na educação, tão esperado por diversos pensadores.

Deixo aqui uma foto de Maio de 2015, com meus alunos em uma aula de violão na escola Pastor Dohms em Porto Alegre.

Enfim, reflitam!
Featured Posts

O árduo e doce início

September 15, 2015
Recent Posts
September 19, 2017
Recent Posts
August 10, 2017
Recent Posts
April 27, 2017
Recent Posts
February 18, 2017
Older Posts

2016

June (3)

April (1)

March (2)

January (1)

2015

December (1)

October (1)

September (2)

Copyright 2016 - Lucas Cirino - All rights reserved.