O árduo e doce início
September 15, 2015
Neste mês de Setembro faz um ano em que me dedico exclusivamente a música e essa foi a melhor escolha que fiz em minha vida. É inexplicável viver do que mais se ama.

Tenho trabalhado bastante, e em breve terei muitas novidades para compartilhar.

É apenas o começo de uma longa história que quero escrever da maneira mais bela possível.

Esse um ano não foi nada fácil, mas também ninguém nunca me disse que seria. Mas apesar das dificuldades, ele foi de extremo crescimento e aprendizado para mim, e hoje estou pronto para enfrentar o que há por vir.

A vida ensina por si só, basta estarmos atentos ao aprendizado que nossos próprios erros e acertos nos proporcionam.

Que a música que há em mim possa alcançar aqueles que estiverem dispostos a escutar, e que ela possa marcar de alguma forma suas vidas, esses são meus maiores desejos.

O caminho é longo, e isso é combustível para que eu siga dando um passo de cada vez.

Quem quiser vir junto a mim, seja bem-vindo!

-

This September month make one year in which exclusively dedicate myself to music and this was the best choice I made in my life. It's inexplicable live more than you love.

I have worked a lot, and soon I will have a lot of news to share.

It's just the beginning of a long story I want to write the most beautiful way possible.

This one year was not easy, but no one ever told me it would be. Despite the difficulties, it was of extreme growth and learning experience for me, and today I am ready to face what's coming.

Life teaches alone, just be attentive to learning that our own mistakes and successes provide.

The music in me can reach those who are willing to listen, and it can score somehow their lives, these are my greatest desires.

The road is long, and this is fuel for me to follow one step at a time.

Who wants to come with me, welcome!
Produção do EP Lucas Cirino
September 28, 2015
Desde que comecei a estudar música, a composição sempre me fascinou muito, o fato de me conectar com outras pessoas através de minha música é algo incrível. Com o passar do tempo, fui registrando diversas ideias que eu tinha sem pretenção alguma, até que percebi que havia muitas coisas para contar com aqueles registros.

Então, em Agosto desse ano comecei a produzir meu primeiro EP instrumental, junto ao meu grande amigo e professor Giba Conceição. Neste EP vou gravar 5 dessas ideias para sempre, e isso é muito empolgante. Me imagino no futuro, olhando para este primeiro trabalho e lembrando de tudo que passei.

Enfim, essa semana libero um pedaço da primeira música aqui para vocês! E seguem os trabalhos!

-

Since I began to study music, the composition has always fascinated me. The fact of connect me with others through my music is something incredible. In the course of time, I recorded various ideas I had without pretension, until I realized that there were many things to count on those records.

Then in August of that year I began producing my first instrumental EP, together with my great friend and teacher Giba Conceição. In this EP I will record these 5 ideas forever, and this is very exciting. I imagine in the future, looking for that first job and remembering everything I had.

Anyway, next week I release a first free preview here for you! And the works goes on!
Sobre a Expomusic 2016
September 26, 2016
A decisão de ir a Expomusic esse ano foi uma das melhores escolhas que fiz. Sempre acompanhei pela internet as novidades e o que acontecia por lá, mas é difícil descrever a sensação de estar presente.

Chegando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, peguei um ônibus até a estação de metrô e enfim caiu a ficha de que eu estava em São Paulo e a caminho da maior feira de música da América Latina. Viajei sozinho aqui de minha cidade, porém trouxe comigo uma porção de amigos, muitas mémorias boas e uma grande bagagem de experiência. É muito bom ver uma multidão reunida por um único fim que é a música, e quando esse fim é a sua paixão o momento se torna inesquecível. Assisti de perto os músicos que mais admiro e ainda trocamos algumas palavras, alguns até já tinham escutado sobre o meu trabalho, e isso pra mim não tem preço.

Volto para casa com o sentimento de dever cumprido, e com muito gás para seguir firme nos trabalhos.

Fica aqui um registro com a Lari Basílio, uma pessoa que me inspira muito, tanto musicalmente quanto como pessoa.

Em breve trago muitas novidades! Aguardem!
Reflexão sobre Modelos Educacionais
September 19, 2017
Olá amigos!

Sendo eu um professor, além de músico e compositor, é inevitável não pensar sobre os modelos de ensino que vivenciamos em nossas sociedades.

Sempre sublinho que a educação é a arma mais poderosa que o ser humano tem para transformar qualquer atmosfera social, então vos deixo aqui hoje uma reflexão que fiz a respeito dos Modelos Educacionais.

Durante o passar das eras, muitas áreas sofreram diversas transformações e com a educação não foi diferente. Entre 540 a 670 a.C. o pensador grego Heráclito de Éfeso deu início a Educação Dialética, que se fazia por meio de debates filosóficos sobre temas diversos, onde professores e alunos construíam juntos o conhecimento. Porém com a implantação do império romano no século IV a igreja passa a ser o novo centro de poder, trazendo consigo a Educação Escolástica. Esta nova transformação na educação se baseava no professor como o detentor do conhecimento e os alunos apenas como ouvintes, o debate e construção conjunta foram extintos.

Através deste contexto histórico é possível refletir sobre como vivemos no passado quando o assunto é educação. Apesar de vários pensadores e educadores terem proposto conceitos inovadores de educação através dos anos, nos dias de hoje ainda vivenciamos em grande maioria um modelo de educação medieval, que é a Escolástica. Diante disso, é inevitável não pensar em motivos que nos fazem viver de forma tão retrógrada, de fato o ser humano em toda sua existência não soube lidar bem com transformações e o mantimento do “status quo” é mais atraente.

Acredito que uma revolução no modelo de ensino atual seja uma necessidade para a humanidade e existem atualmente instituições pelo mundo propondo tal mudança. Na Inglaterra existem as chamadas “Studio Schools”, que diferentemente da Educação Escolástica, propõem o retorno do aluno para o centro do processo de aprendizagem, assim como Heráclito pregava. Este pode ser o início de uma nova era na educação, tão esperado por diversos pensadores.

Deixo aqui uma foto de Maio de 2015, com meus alunos em uma aula de violão na escola Pastor Dohms em Porto Alegre.

Enfim, reflitam!
Featured Posts

O árduo e doce início

September 15, 2015
Recent Posts
September 19, 2017
Recent Posts
August 10, 2017
Recent Posts
April 27, 2017
Recent Posts
February 18, 2017
Older Posts

2016

June (3)

April (1)

March (2)

January (1)

2015

December (1)

October (1)

September (2)

Copyright 2016 - Lucas Cirino - All rights reserved.